segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

As universidades também têm nota zero

Outro dia escrevi um artigo sobre o ENEM recordando que quando criança ganhara um concurso literário com uma poesia composta de duas linhas e quatorze palavras.
Este fato estimulou uma leitora a enviar-me um e-mail relatando uma experiência sua com uma professora nota zero na Universidade Federal de Uberlândia – UFU –
Conta-me, a leitora, que uma determinada professora solicitou, para fins avaliativos, que cada aluno individualmente apresentasse cenicamente uma poesia para os colegas.   
Chegando sua vez, a aluna teatralizou um poema de Carlos Drumond de Andrade composto de três linhas e oito palavras, incluindo-se entre elas dois artigos definidos e uma conjunção:

COTA ZERO
STOP
A VIDA PAROU...
OU FOI O AUTOMÓVEL?
A professora raivosa, tomou a atitude como uma afronta pessoal e “aos gritos” deu o prazo de 7 dias para a aluna apresentar outro texto.
Talvez para ela Drumond não era poeta...ou “Cota Zero” não era peça literária...ou na verdade ela desejaria era que os alunos memorizassem infindáveis estribilhos...
Não sei o motivo, todos acima são conjunturas, pois a mim eles não foram relatados. Apenas a aluna contou que a professora marcou dia e hora para a última chance da universitária.
Chegada a hora da derradeira audição a aluna repetiu Drumond e a professora reage de uma forma inusitada:
“Ela me agarrou pelos braços e foi me arrastando pelo corredor da faculdade dizendo que me levaria para a coordenadora do curso pelo afronto à pessoa dela.
Até que eu caí na real e dei-lhe um solavanco dizendo para ela sim, me respeitar e respeitar o que Drumond escreveu. Disse-lhe também que eu não poderia pagar pelo que Drumond escrevera. Que ela, como professora, poderia me avaliar com nota baixa, mas jamais dizer que não cumpri o proposto ou que não obedecera o critério imposto uma vez que o mesmo fora o de teatralizar um poema”.
Os argumentos da universitária serviram apenas para livrá-la da sala da coordenação, pois ao ter sua nota publicada verificou que recebera um zero. Como tal nota não prejudicava a aprovação da aluna no curso, esta resolveu deixar para lá.  

No entanto hoje aqui nesta coluna registramos a nota zero a esta professora universitária.
NOTA ZERO por ser uma professora que não definiu previamente os critérios de exigências na apresentação de um trabalho.
NOTA ZERO por ter usado de sua força autoritária sobre a aluna.
NOTA ZERO por ter levado uma relação profissional para o pessoal-emotivo.
NOTA ZERO por desprezar a criatividade da aluna e de Drumond.
Você consegue imaginar um diálogo entre esta professora NOTA ZERO e Drumond?
Imagine-a sentada neste banco ao lado do poetinha que quebrou paradigmas.



Fale comigo pelo: elypaschoalick@gmail.com





4 comentários:

  1. Ely, li e me lembrei de experiências amargas. Vou lhe enviar por e-mail para voce publicar. Obrigada pelo espaço.

    ResponderExcluir
  2. A história dessa aluna me remeteu a dois episódios muito interessantes na minha vida, vou relatá-los para você.

    ResponderExcluir
  3. 30º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior será realizado de 14 a 23 de fevereiro no Campus Santa Mônica

    A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) receberá, de 14 a 23 de fevereiro, o 30º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Com o tema “Universidade Pública – Trabalho acadêmico e crítica social” o evento também comemorará os 30 anos de fundação do sindicato.

    Durante uma semana, delegados, observadores e convidados oriundos de todo o país, discutirão temas, como a universidade pública, o trabalho acadêmico e a crítica social e elaborarão planos de ação para 2011.

    A abertura do Congresso, no dia 14 de fevereiro, será transmitida ao vivo pela internet. As transmissões terão início às 18h, pelo endereço eletrônico www.tveventosaovivo.com.br.

    As plenárias deliberativas serão realizadas no anfiteatro do bloco 3Q, do Campus Santa Mônica, e as discussões serão feitas nas salas do mesmo prédio. Mais informações: www.andes.org.br.

    ResponderExcluir
  4. Sou coordenador de um curso de graduação a nivel de terceiro grau e passei este relevante artigo para o reitor.

    ResponderExcluir